Barroco: Luz e Sombra
- Lívia Sombrio
- 11 de jun. de 2015
- 3 min de leitura

Aula de Anatomia, por Rembrandt (1632)
O Período Barroco é um pouco difícil de definir quando começa ou quando termina por ser um período de transição, sabe-se que na moda ele que acontece entre o Renascimento e o Rococó e tem uma mistura dos elementos destes dois períodos.
Podemos definir o Barroco pela ascensão do rufo e o desaparecimento do mesmo na roupa da época. Ainda há muito volume na roupa feminina e muito adorno na vestimenta masculina, o que só tende a aumentar conforme nos aproximamos do Período Rococó.
A arte barroca atinge um ápice de perfeição tão grande como jamais foi visto até então, tudo isso devido ao estudo da anatomia e o aperfeiçoamento de técnicas do Renascimento, conforme o tempo avança mais estamos nos distânciando do método científico e a racionalidade renascentista para despertar frivolidades, jogos de aparências e ostentação da corte.
É um período conturbado cuja luz e sombra estão sempre brigando entre si, ao mesmo tempo que alcançamos esta perfeição no desenvolvimento das artes entramos num período retrógrado onde se busca voltar a ser um pouco mais espontâneos e largados as emoções da vida.
A Moda Barroca:
O Rufo em sua ascensão chega a medir 30,5cm e atingir a altura dos ombros (com silhueta já alargada), desde então começa a diminuir e aparecer as golas e punhos de rendas¹, que já são mais elaboradas pela produção da goma e desenvolvimento da renda de agulha.
A cintura sobe para a altura central e os sapatos possuem pequenos saltos e um adorno de laço no corpo do pé, tanto para o homem quando para a mulher.
Os homens criam o costume de deixar os cabelos longos e cultivar um pequeno bigode, sem acompanhamento da barba. A roupa masculina só tende a se tornar mais e mais adornada, continuando com o uso do chapéu, com abas largas, adornos e plumas. Começamos a perceber o uso de perucas, para aparentar ser mais velhos e sábios (pensamento que veremos mais perto do Rococó).
Os calções trompete se mantém, e cada vez mais se parecem com saias acompanhadas de meias coloridas tecidas no tricô² e a beca se manteve na altura dos joelhos.
O traje feminino se manteve com mangas bufantes com as mangas terminando após os cotovelos, passando a mostrar os ombros conforme o rufo foi baixando. A Saia passa a ser aberta no meio, deixando exposta uma anágua na parte interna, ornamenteada de laços e fitas. Eram usadas até oito anáguas que se sustentavam no farthingale. O cabelo continua sendo repartido ao meio mas começa a se deixar os cachos soltos até o ombro, passando a se ornamentar os cachos sobre a testa conforme mais nos aproximamos do período seguinte, assim como um fontage - chapéu ornamentado com arame e rendas na vertical.
O Rei Luís XIV:
Quando Luís XIV sobe ao trono da França o mesmo passa a usar peruca quando passa a ficar careca, o que leva ao início da moda das perucas. Também o salto masculino se torna mais alto que o feminino pois o rei era baixinho. Foi devido as extravagâncias do rei Luís XIV que a França passa a ser a maior ditadora de moda, tendo sido nesta época criados os primeiros jornais de moda e as tendências se modificando a cada estação. Mesmo as mulheres passaram a usar peruca ou a armar seus cabelos com auxílio de arames ao chapéu.
Este rumo de vaidade exacerbada irá levar ao período chamado de Rococó, quando assumimos o ápice das frivolidades mundanas e despreocupação com a realidade.
_______________________________________
¹ Jabô - Gola de babado de renda ou lenço preso ao peito ou ao pescoço;
² Veja o post do Período Renascentista aqui.
Bibliografia:
http://modahistorica.blogspot.com.br/2013/05/a-moda-na-era-barroca.html
Comments